TÓPICO ESPECIAL: A FAMÍLIA DE HERODES O GRANDE

A. Herodes o Grande

1. Rei da Judéia (37-4 a.C.), um Idumeu (de Edom), que, através de manobras políticas e o apoio de Marco Antônio, conseguiu ser nomeado governador de uma grande parte da Palestina (Canaã) pelo Senado Romano em 40 a.C.

2. Ele é mencionado em Mt 2.1-19 e Lucas 1.5

3. Seus filhos

a. Herodes Filipe (filho de Mariane de Simão)

(1) marido de Herodias (4 a.C – 34 A.D.)

(2) mencionado em Mt 14.3; Marcos 6.17

b. Herodes Filipe I (filho de Cleópatra)

(1) Tetrarca da área norte e oeste do Mar da Galiléia (4 a.C – 34 A.D.)

(2) mencionado em Lucas 3.1

c. Herodes Antipas

(1) Tetrarca da Galiléia e Peréia (4 a.C – 39 A.D.)

(2) mencionado em Mt 14.1-12; Marcos 6.14, 29; Lucas 3.19; 9.7-9; 13.31; 23.6-12, 15; Atos 4.27; 13.1

d. Arquelau, Herodes o Etnarca

(1) governador da Judéia, Samaria e Iduméia (4 a.C – 6 A.D.)

(2) mencionado em Mt 2.22

e. Aristóbulo (filho de Mariane)

(1) mencionado como pai de Herodes Agripa I que era

(a) Rei da Judéia (37-44 A.D.)

(b) mencionado em Atos 12.1-24; 23.35

(i) seu filho era Herodes Agripa II

Tetrarca do território do norte (50-70 A.D.)

(ii) Sua filha era Berenice

consorte de seu irmão

mencionada em Atos 25.13–26.32

(iii) Sua filha era Drusila

esposa de Félix

mencionada em Atos 24.24

B. Referências Bíblicas aos Herodes

1. Herodes o Tetrarca, mencionado em Mateus 14.1ss; Lucas 3.1; 9.7; 13.31, e 23.7, era o filho de Herodes o Grande. Na morte de Herodes o Grande, seu reino foi dividido entre os vários de seus filhos. O termo "Tetrarca” significa "líder da quarta parte”. Esse Herodes era conhecido como Herodes Antipas, que é a forma reduzida de Antipater. Ele controlou a Galiléia e a Peréia. Isto significa que muito do ministério de Jesus foi no território desse governador idumeu da segunda geração.

2. Herodias era a filha do irmão de Herodes Antipas, Aristóbulo. Ela tinha sido também casada anteriormente com Filipe, o meio irmão de Herodes Antipas. Esse não era Filipe o Tetrarca que controlava a área exatamente ao norte da Galiléia, mas o outro irmão de Filipe, que vivia em Roma. Herodias tinha uma filha de Filipe. Na visita de Herodes Antipas a Roma ele se encontrou e foi seduzido por Herodias, que estava procurando avanço político. Portanto, Herodes Antipas divorciou-se de sua esposa, que era uma princesa Nabatita, e Herodias divorciou-se de Filipe para que ela e Herodes Antipas pudessem casar-se. Ela era também irmã de Herodes Agripa I (cf. Atos 12).

3. Nós aprendemos o nome da filha de Herodias, Salomé, de Flávio Josefo em seu livro As Antiguidades dos Judeus 8.5.4. Ela devia ter entre doze e dezessete anos nessa ocasião. Ela era obviamente controlada e manipulada por sua mãe. Ela mais tarde casou-se com Filipe o Tetrarca, mas ficou logo viúva.

4. Cerca de dez anos depois da decapitação de João Batista, Herodes Antipas foi a Roma na instigação de sua esposa Herodias para buscar o título de rei porque Agripa I, irmão dela, tinha recebido esse título. Mas Agripa I escreveu para Roma e acusou Antipas de corroboração com os Partos, um inimigo odiado de Roma do Crescente Fértil (Mesopotâmia). O Imperador aparentemente acreditou em Agripa I e Herodes Antipas, juntamente com sua esposa Herodias, foi exilado para a Espanha.

5. Pode tornar mais fácil lembrar esses diferentes Herodes quando eles são apresentados no Novo Testamento lembrando que Herodes o Grande matou as crianças em Belém; Herodes Antipas matou João Batista; Herodes Agripa I matou o apóstolo Tiago; e Herodes Agripa II ouviu o apelo de Paulo registrado no livro de Atos.

C. Para mais informações de pano de fundo sobre a Família de Herodes o Grande, consulte o índice de Flávio Josefo em Antiguidades dos Judeus.



Copyright © 2014 Bible Lessons International