TÓPICO ESPECIAL: A FAMÍLIA DE HERODES O GRANDE

A. Herodes o Grande

1. Rei da Judéia (37-4 a.C.), um Idumeu (de Edom), que, através de manobras políticas e o apoio de Marco Antônio, conseguiu ser nomeado governador de uma grande parte da Palestina (Canaã) pelo Senado Romano em 40 a.C.

2. Ele é mencionado em Mt 2.1-19 e Lucas 1.5

3. Seus filhos

a. Herodes Filipe (filho de Mariane de Simão)

(1) marido de Herodias (4 a.C – 34 A.D.)

(2) mencionado em Mt 14.3; Marcos 6.17

b. Herodes Filipe I (filho de Cleópatra)

(1) Tetrarca da área norte e oeste do Mar da Galiléia (4 a.C – 34 A.D.)

(2) mencionado em Lucas 3.1

c. Herodes Antipas

(1) Tetrarca da Galiléia e Peréia (4 a.C – 39 A.D.)

(2) mencionado em Mt 14.1-12; Marcos 6.14, 29; Lucas 3.19; 9.7-9; 13.31; 23.6-12, 15; Atos 4.27; 13.1

d. Arquelau, Herodes o Etnarca

(1) governador da Judéia, Samaria e Iduméia (4 a.C – 6 A.D.)

(2) mencionado em Mt 2.22

e. Aristóbulo (filho de Mariane)

(1) mencionado como pai de Herodes Agripa I que era

(a) Rei da Judéia (37-44 A.D.)

(b) mencionado em Atos 12.1-24; 23.35

(i) seu filho era Herodes Agripa II

– Tetrarca do território do norte (50-70 A.D.)

(ii) Sua filha era Berenice

– consorte de seu irmão

– mencionada em Atos 25.13–26.32

(iii) Sua filha era Drusila

– esposa de Félix

– mencionada em Atos 24.24

B. Referências Bíblicas aos Herodes

1. Herodes o Tetrarca, mencionado em Mateus 14.1ss; Lucas 3.1; 9.7; 13.31, e 23.7, era o filho de Herodes o Grande. Na morte de Herodes o Grande, seu reino foi dividido entre os vários de seus filhos. O termo "Tetrarca” significa "líder da quarta parte”. Esse Herodes era conhecido como Herodes Antipas, que é a forma reduzida de Antipater. Ele controlou a Galiléia e a Peréia. Isto significa que muito do ministério de Jesus foi no território desse governador idumeu da segunda geração.

2. Herodias era a filha do irmão de Herodes Antipas, Aristóbulo. Ela tinha sido também casada anteriormente com Filipe, o meio irmão de Herodes Antipas. Esse não era Filipe o Tetrarca que controlava a área exatamente ao norte da Galiléia, mas o outro irmão de Filipe, que vivia em Roma. Herodias tinha uma filha de Filipe. Na visita de Herodes Antipas a Roma ele se encontrou e foi seduzido por Herodias, que estava procurando avanço político. Portanto, Herodes Antipas divorciou-se de sua esposa, que era uma princesa Nabatita, e Herodias divorciou-se de Filipe para que ela e Herodes Antipas pudessem casar-se. Ela era também irmã de Herodes Agripa I (cf. Atos 12).

3. Nós aprendemos o nome da filha de Herodias, Salomé, de Flávio Josefo em seu livro As Antiguidades dos Judeus 8.5.4. Ela devia ter entre doze e dezessete anos nessa ocasião. Ela era obviamente controlada e manipulada por sua mãe. Ela mais tarde casou-se com Filipe o Tetrarca, mas ficou logo viúva.

4. Cerca de dez anos depois da decapitação de João Batista, Herodes Antipas foi a Roma na instigação de sua esposa Herodias para buscar o título de rei porque Agripa I, irmão dela, tinha recebido esse título. Mas Agripa I escreveu para Roma e acusou Antipas de corroboração com os Partos, um inimigo odiado de Roma do Crescente Fértil (Mesopotâmia). O Imperador aparentemente acreditou em Agripa I e Herodes Antipas, juntamente com sua esposa Herodias, foi exilado para a Espanha.

5. Pode tornar mais fácil lembrar esses diferentes Herodes quando eles são apresentados no Novo Testamento lembrando que Herodes o Grande matou as crianças em Belém; Herodes Antipas matou João Batista; Herodes Agripa I matou o apóstolo Tiago; e Herodes Agripa II ouviu o apelo de Paulo registrado no livro de Atos.

C. Para mais informações de pano de fundo sobre a Família de Herodes o Grande, consulte o índice de Flávio Josefo em Antiguidades dos Judeus.