TÓPICO ESPECIAL: CREMAÇÃO

I. ANTIGO TESTAMENTO

A. A cremação (queima) era uma das quatro maneiras de infligir punição capital em Levítico (cf. 20.14; 21.9, exemplos, Gn 38.24 e Js 7.15, 25).

B. As pessoas amigas de Saul reclamaram seu corpo e aqueles dos seus três filhos dos filisteus e queimaram-nos (BDB 976, LXX) antes de enterrar seus ossos na terra de Benjamim (cf. I Sm 31.12, 13, omitido no paralelo de I Cr 10.12). Este texto é a única cremação aparentemente positive no AT (cf. Enciclopédia Judaica, vol. 5, p. 1074). Pode também referir-se a queimar especiarias (cf. II Cr 16.14; 21.19; Jr 34.5).

C. Cadáveres em chamas era um símbolo de julgamento.

1. Mais tarde, um profeta judeu prediz a queima dos sacerdotes em Betel no seu altar sacrificial (cf. I Rs 13.2).

2. no escaton os invasores estrangeiros de Canaã serão queimados e enterrados (cf. Ez. 39.11-16)

3. em conexão com uma praga de julgamento em Amós 6.10 (texto difícil)

D. A questão da cremação tem às vezes sido falsamente vinculada ao uso de fogo do AT como uma metáfora para juízo (cf. Is 30.33). Metáforas de cremação (i.e. "pira") são usadas para acentuar condenação escatológica.

E. A cremação era visto como uma humilhação (cf. Amos 2.1).

F. O sepultamento era praticado por todos os países do antigo Oriente Próximo (cf. Roland de Vaux, Ancient Israel [Israel Antigo], vol. 1, p. 57). A cremação era vista como uma humilhação (cf. Amós 2.1).

II. GRÉCIA E ROMA

A. Essas duas civilizações praticavam a cremação.

1. Grécia regularmente (Sófocles, Electra, 1136-1139)

2. Roma como uma opção viável, mas não comum (Cícero, Deleg [Das Leis] 2,22,56)

B. As culturas do Mediterrâneo tinham uma atitude diferente com respeito a cremação do que as culturas do antigo Oriente próximo. Tácito menciona que os judeus sepultam, não queimam (His. 5.5)

III. JUDAISMO RABÍNICO

A. A maioria dos rabinos primitivos afirmam que sepultar é ordenado por Dt 21.23.

B. A cremação é proibida no Talmude (Sanh. 7:2,24b) e Mishná ('Abodiah Zarah 1.3).

C. O Judaísmo Moderno permite aqueles cremados serem colocados em cemitérios judaicos (cf. Enciclopédia Judaica, vol. 5, p. 1074).

IV. NOVO TESTAMENTO

Não nenhuma discussão ou menção deste assunto no NT. O corpo físico é visto como um abrigo temporário (cf. II Coríntios 5). Alguma coisa do velho corpo será reunido com o crente na Segunda Vinda, mas não há detalhes ou explicações (cf. I Ts 4.13-18). Isto não é simplesmente uma questão de "fé e prática" para os cristãos. Como os judeus do AT, os crentes do NT afirmam uma ressurreição corporal. Há uma fisicalidade para escatologia, mas o como ou por que não é especificado! A condição ou localização dos restos físicos não afetam uma reunião do crente com Jesus. Fé em Cristo é a chave, não os restos físicos!