TÓPICO ESPECIAL: O CRISTÃO E A PAZ

Este termo grego originalmente significava "unir o que foi quebrado" (cf. João 14.27; 16.33; Fp 4.7). Há três formas que o NT fala de paz:

1. como aspecto objetivo da nossa paz com Deus através de Cristo (cf. Cl 1.20)

2. como aspecto subjetivo de nosso estar justos com Deus (cf. João 14.27; 16.33; Fp 4.7)

3. que Deus uniu num novo corpo, através de Cristo, tanto os crentes judeus quanto os gentios (cf. Ef 2.14-17; Cl 3.15).

Newman e Nida, ,A Translator's Handbook on Paul's Letter to the Romans [Um manual doTradutor sobre a Carta de Paulo aos Romanos], p. 92, tem um bom comentário sobre "paz":

"Tanto no AT quanto no Novo, o termo paz tem uma ampla gama de significado. Basicamente descreve o bem-estar total da vida de uma pessoa; era ainda adotado entre os judeus como uma fórmula de saudação. Este termo tinha uma significado tão profundo que também podia ser usado pelos judeus como uma descrição da salvação messiânica. Por causa deste fato, há vezes quando é usado quase como sinônimo do termo traduzido 'estar numa relação reta com Deus'. Aqui o termo parece ser usado como descrição da relação harmoniosa entre o homem e Deus'. Aqui o termo parece ser usado com uma descrição da relação harmoniosa estabelecida entre o homem e Deus e sobre a base de Deus ter tornado o homem justo com Ele mesmo" (p. 92).

Copyright © 2014 Bible Lessons International