TÓPICO ESPECIAL: Diretrizes Práticas para Como os Crentes Possam Conhecer Seu Dom

Cristo mesmo, ou antes a Trindade (cf. 4.4-6; I Co 12.4-6), concede dons espirituais ao Seu povo. Os crentes são todos ministros dotados. Alguns são líderes, mas todos são ministros.

Há várias listas de dons espirituais no escrito de Paulo (I Co 12.2-10, 28-30; Rm 12.6-8; Ef 4.11). Essas listas não são idênticas. Isto implica que essas listas não são exaustivas, mas representativas. Para Paulo os dons são aspectos do ministério de Jesus concedidos ao Seu corpo (a igreja) para continuar o Seu ministério. O NT nunca dá uma lista definitiva dos dons ou uma diretriz para o conhecimento dos crentes de que dons lhes foram dados. O foco não está em identificar os dons, mas no aspecto diverso do ministério. Uma das melhores diretrizes práticas para conhecer o dom espiritual de alguém é encontrada num livreto da IVP chamado Affirming the Will of God [Afirmando a Vontade de Deus] de Paul Little. As mesmas diretrizes para conhecer a vontade de Deus se aplicam para descobrir o dom espiritual de alguém.

1. orar especificamente por esclarecimentos sobre o seu ministério pessoal

2. pedir às pessoas que você conhece bem os pontos fortes que eles vêem em sua vida

3. olhar para abrir as portas da oportunidade de participar em diferentes ministérios

4. quando você tiver feito Nºs 1-3, siga os desejos do seu coração; Deus nos dá não só o dom de servir, mas também um desejo especial para realizar a Sua vontade