TÓPICO ESPECIAL: ETERNO

Robert B. Girdlestone, no seu livro Synonyms of the Old Testament [Sinônimos do Antigo Testamento], tem um comentário interessante sobre a palavra "eterno”:

"O adjetivo aionios é usado mais de quarenta vezes no N.T. com respeito à vida eterna, que é considerada parcialmente como uma dádiva presente, parcialmente como uma promessa para o futuro. É também aplicado à existência sem fim de Deus em Rm 16.26; à eficácia sem fim da expiação de Cristo em Hb 9.12, 13.20; e a eras passadas em Rm 16.25, 2 Tm 1.9, Tito 1.2.

Esta palavra é usada com referência ao fogo eterno, Mt 18.8, 25.41, Judas 7; castigo eterno, Mt 25.46; juízo ou condenação eterna, Marcos 3.29, Hb 6.2; destruição eterna, 2 Ts 1.9. A palavra nestas passagens implica finalidade, e aparentemente significa que quando esses juízos serão infligidos, o tempo de recuperação, mudança, ou chance de restaurar a sorte de alguém, terá passado absolutamente e para sempre. Nós compreendemos muito pouco sobre o futuro, sobre a relação da vida humana com o resto da existência, e sobre o peso moral da incredulidade, enquanto visto à luz da eternidade. Se, de um lado, é errado acrescentar à palavra de Deus, do outro, nós não devemos tirar dela; e se nós cambalearmos sob a doutrina da punição eterna como é expressa na Escritura, nós devemos estar contentes para esperar, apegando-nos ao Evangelho do amor de Deus em Cristo, enquanto reconhecendo que há um contexto escuro que nós somos incapazes de compreender” (pp. 318-319).