TÓPICO ESPECIAL: FARISEUS

I. O termo tinha uma das seguintes possíveis origens:

A. "Ser separado”. Esse grupo se desenvolveu durante o período dos Macabeus. (Essa é a visão mais amplamente aceita).

B. "Dividir”. Esse é um outro significado da mesma raiz hebraica. Alguns dizem que significava um intérprete (cf. II Tm 2.15).

C. "Persa”. Esse é um outro significado da mesma raiz aramaica. Algumas das doutrinas dos Fariseus têm muito em comum com o dualismo do Zoroastrismo Persa.

II. Eles se desenvolveram durante o período macabeu dos Hasidim (piedosos). Vários grupos diferentes como os essênios surgiram da reação anti-helenística a Antíoco Epifano IV. Os fariseus são os primeiros mencionados nas Antiguidades dos Judeus 8.5.1-3 de Josefo.

III. Suas principais doutrinas:

A. Crença num Messias vindouro, que era influenciada pela literatura apocalíptica judaica interbíblica como I Enoque.

B. Deus ativo na vida diária. Isso era diretamente oposto aos saduceus. Muito das doutrinas farisaicas eram um contraponto às doutrinas dos saduceus.

C. Uma vida depois da morte fisicamente orientada baseada na vida terrena, que envolvia recompensa e punição (cf. Dn 12.2).

D. Autoridade do AT e das Tradições Orais (Talmude). Eles eram conscientes de serem obedientes aos mandamentos de Deus do AT como eram interpretados e aplicados pelas escolas dos estudiosos rabínicos (Shammai, o conservador, e Hillel, o liberal). A interpretação rabínica era baseada num diálogo entre rabinos de duas filosofias divergentes, uma conservadora e outra liberal. Essas discussões orais sobre o significado da Escritura foram finalmente escritas de duas formas: o Talmude Babilônico e o incompleto Talmude Palestino. Eles acreditavam que Moisés tinha recebido interpretações orais no Mt. Sinai. O princípio histórico dessas discussões começou com Esdras e os homens da "Grande Sinagoga” (depois chamada de Sinédrio).

E. Angelologia altamente desenvolvida. Isso envolvia tanto os seres espirituais bons quanto maus. Isso se desenvolveu do dualismo persa e da literatura judaica interbíblica.