TÓPICO ESPECIAL: GNOSTICISMO

A. Muito do nosso conhecimento dessa heresia vem dos escritos gnósticos do segundo século. Contudo, suas idéias estavam presentes no primeiro século (Rolos do Mar Morto) e os escritos do Apóstolo João.

B. O problema em Éfeso (I Timóteo), Creta (Tito) e Colossos (Colossenses) era um híbrido de cristianismo, gnosticismo incipiente e judaísmo legalista.

C. Alguns princípios do gnosticismo valentiniano e cerintiano do segundo século.

1. Matéria e espírito eram co-eternos (um dualismo ontológico). A matéria é má, o espírito é bom. Deus, que é espírito, não pode estar diretamente envolvido na moldagem da matéria má.

2. Há emanações (aeons ou níveis angelicais) entre Deus e a matéria. A última ou a mais baixa era YHWH do Antigo Testamento, que formou o universo (kosmos).

3. Jesus era uma emanação, como YHWH, mas em mais elevado na escala, mais próximo ao verdadeiro Deus. Alguém O colocou como o mais elevado, mais ainda menos do que Deus e certamente não divindade encarnada (cf. João 1.14). Visto que a matéria é má, Jesus não poderia ter um corpo humano e ainda ser divino. Ele parecia ser humano, mas era realmente somente um espírito (cf. I João 1.1-3; 4.1-6).

4. A salvação era obtida somente através da fé em Jesus mais conhecimento especial, que é somente conhecido por pessoas especiais. Conhecimento (senhas) era necessário para passar através das esferas celestiais. O legalismo Judaico também era exigido para chegar a Deus.

D. Os falsos mestres gnósticos defendiam dois sistemas éticos opostos:

1. Para alguns, o estilo de vida não era totalmente relacionado com a salvação. Para eles, salvação e espiritualidade estavam encapsuladas em conhecimento secreto (senhas) através das esferas angelicais (aeons).

2. Para outros, o estilo de vida era crucial para a salvação. Nesse livro, os falsos mestres enfatizavam um estilo de vida ascético como evidência da verdadeira salvação (cf. 2.16-23).

E. Um bom livro de referência é The Nag Hammadi Library [A Biblioteca de Nag Hammadi] de James M. Robinson e Richard Smith