TÓPICO ESPECIAL: INSPIRAÇÃO

A fé "de uma vez por todas” refere-se aos ensinos das verdades, doutrinas, conceitos, visão de mundo do cristianismo (cf. II Pe 2.21). Esta ênfase uma vez dada é a base a teologicamente limitar a inspiração aos escritos do NT e não permitir posteriores ou outros escritos serem considerados revelatórios. Há muitas áreas ambíguas, incertas e obscuras no NT, mas os crentes afirmam pela fé que tudo que é "necessário” para a fé e prática está incluído com clareza suficiente no NT.

Este conceito tem sido delineado no que é chamado "o triângulo revelatório”

1. Deus Se revelou na história tempo-espaço (REVELAÇÃO)

2. Ele escolheu certos seres humanos para documentar e explicar Seus atos (INSPIRAÇÃO)

3. Ele deu Seu Espírito para abrir as mentes e corações dos seres humanos para compreenderem esses escritos, não definitivamente, mas adequadamente para salvação e uma vida cristã eficaz (iluminação)

O ponto disto é que a inspiração está limitada aos escritores da Escritura. Não há mais escritos, visões ou revelações autoritativos. O cânon está fechado. Nós temos toda a verdade que nós precisamos para responder adequada e agradavelmente a Deus.

Esta verdade é vista melhor na conformidade dos escritores bíblicos versus o desacordo de crentes sinceros, piedosos. Nenhum escritor ou conferencista moderno tem o nível de liderança divina que os escritores da Escritura tiveram.