TÓPICO ESPECIAL: TEORIAS RELACIONADAS A "MULHERES PERMANECEREM EM SILÊNCIO”

I. Isto não é uma afirmação de Paulo, mas uma adição posterior (cf. Gordon Fee, New International Commentary, "I Corinthians” [Novo Comentário Internacional, "I Coríntios”], pp. 699-708), geralmente baseada em alguns manuscritos gregos (i.e., MSS D, F, G; um MS da Vulgata; Pai da igreja latina Ambrosiastro, depois de 384 A.D.) que colocam os vv. 33, 34 depois do v. 40.

II. Paulo está citando a carta da Igreja, que afirma as visões falsas do grupo faccioso. Paulo a cita para negá-la. No entanto, essa discussão prolongada (i.e., vv. 33-35 o 36) não encaixa os "slogans” anteriores de Paulo. Não é uma simples afirmação modificada por Paulo, mas um argumento sustentado.

III. Paulo está se referindo a um grupo de mulheres problema que estão interrompendo o culto de adoração ou por línguas, profecia ou perguntas. A exuberância delas na sua nova liberdade em Cristo estava causando dificuldades culturais no evangelismo e adoração.

IV. Paulo está limitando as mulheres, não no profetizar público, mas ao avaliar as mensagens de outros profetas (i.e., profetas masculinos), desse modo implicando uma autoridade sobre eles (James Hurley, Men and Women in Biblical Perspective [Homens e Mulheres na Perspectiva Bíblica], pp. 185-194 e Wayne Grudem, The Gift of Prophecy in I Corinthians [O Dom de Profecia em I Coríntios], pp. 239-255).

V. Paulo está lidando com situações diferentes em 11.5 e 14.34.

A. Uma é uma igreja no lar (i.e., 11.5) e uma é a igreja reunida (i.e., 14.34)

B. 11.5 é dirigido a mulheres solteiras e 14.34 para mulheres casadas

C. Algumas mulheres eram insubordinadas ou francas demais

A variedade e número de interpretações mostram a incerteza dos intérpretes modernos relacionada às práticas da adoração de Corinto (veja After Paul Left Conrinth, [Depois de Paulo Deixar o Corinto], de Bruce W. Winer) e tampouco congregações cristãs do primeiro século. O problema era

1. local (i.e., unicamente Corinto),

2. cultura romana do primeiro século,

3. abuso dos dons,

4. tentativa de dominar por mulheres,

5. tentativa de impor uma estrutura judaica,

6. visão falsa de um grupo faccioso em Corinto?