TÓPICO ESPECIAL: ZACARIAS

I. SINGULARIDADE

A. Este livro é crucial na nossa compreensão de ambas literatura e escatologia apocalíptica.

B. Surpreendentemente Zacarias 1-8 são aludidos extensivamente no livro do Apocalipse, enquanto Zacarias 9-14 são aludiu muitas vezes nos Evangelhos.

C. Zacarias cita extensivamente os principais profetas do século VIII (no Norte, Amós e Oséias; no Sul, Isaías e Miquéias), bem como os profetas do século sétimo, Jeremias e Ezequiel. Ele traz suas idéias para suportar o seu e os últimos tempos. Isso mostra que os profetas de Israel e Judá tinham acesso aos livros um do outro.

D. Este livro é um bom exemplo de linguagem apocalíptica. Este é gênero literário que tenta documentar os eventos do fim dos tempos, por meio de símbolos figurativos  e imaginativos. Foi usado frequentemente em épocas cheias de tensão para expressar a esperança do povo de Deus de que Ele estava/está no controle.

II. CANONIZAÇÃO

A. Este livro é parte dos "últimos profetas" (Eclesiástico 49.10).

B. É parte de "os Doze", um agrupamento dos profetas menores (Baba Bathra 14b).

1. como Isaías, Jeremias e Ezequiel, eles cabem num rolo.

2. representam as doze tribos ou o número simbólico de organização.

3. refletem a visão tradicional da cronologia dos livros.

C. A ordem de "os Doze" ou Profetas Menores tem sido vinculada por muitos estudiosos a uma sequência cronológica. É óbvio que Ageu e Zacarias formam um par histórico.

III. GÊNERO

A. Este livro é um exemplo de literatura apocalíptica.

1. Capítulos 1-8 são basicamente prosa.

2. Capítulos 9-14 são basicamente poesia.

B. Este gênero era único para os judeus. Era frequentemente usado em tempos cheios de tensão para expressar a convicção de que Deus está no controle da história e traria libertação para Seu povo.

C. Era caracterizado por

1. uma forte sensação da soberania universal de Deus

2. uma luta entre o bem e mal nesta era

3. uso de palavras código secretas

4. uso de cores

5. uso de números

6. uso de animais, às vezes animais/humanos

7. Deus comunica Sua revelação por meio de sonhos ou visões geralmente através de mediação angélica

8. foca fundamentalmente no futuro

D. Alguns outros exemplos são

1. Antigo Testamento

a. Daniel 7-12

b. Ezequiel 37-48 (?)

2. Novo Testamento

a. Mateus 24, Marcos 13, Lucas 21, II Ts 2

b. Apocalipse

3. não-canônico

a. I Enoque

b. IV Esdras

c. II Baruque

E. Jerônimo chama Zacarias o livro mais obscuro do AT. Contudo, é aludido extensivamente no NT:

1. capítulos 1-8 no livro de Apocalipse.

2. capítulos 9-14 nos Evangelhos.

F. Estas visões são difíceis para interpretar mas se nós mantivermos o cenário histórico em mente elas devem se relacionar com a reconstrução do Templo na Jerusalém pós-exílica. Elas estão focando numa nova época de perdão e a vinda do Messias.

IV. AUTOR

A. Zacarias era um nome hebraico muito comum. Era escrito de duas maneiras: Zecarias ou Zacarias. Há 27 pessoas no AT que o escrevem com um "e" e duas que o escrevem com um "a".

B. Capítulo 1.1 diz que ele é um sacerdote (cf. Esdras 5.1; 6.14; Ne 12.4, 16). Por que Baraquias, que é mencionado em 1.1 e foi omitido em Esdras 5.1 e 6.14 é incerto. Isto tornaria Zacarias um profeta pós-exílico primitivo como Ageu e Malaquias e possivelmente Obadias e Joel.

C. Muitos estudiosos modernos negam a unidade de Zacarias. Isto é porque os capítulos 1-8 são tão diferentes dos capítulos 9-14. Nos capítulos 1-8 o profeta é especificado e as datas históricas são dadas. O cenário é obviamente pós-exílico. Esta seção é citada extensivamente por João em seu livro do Apocalipse. Contudo, os capítulos 9-14 não são datados. Não há nenhum profeta especificado. O cenário histórico é escatológico. Esta seção é citada mais frequentemente nos Evangelhos.

 Em Mt 27.9 Jesus atribui uma citação a Jeremias que é de Zacarias 11.12,13. Este foi o início da tendência para negar a autoria dos capítulos 9-14 para Zacarias. Contudo, mesmo os Rolos do Mar Morto têm Zacarias como uma unidade. Há vários itens internos que apontam para uma unidade:

1. o uso do número "dois" – 4.3; 5.9; 6.1; 11.7; 13.8

2. o uso do VOCATIVO – 2.7,10; 3.2, 8; 4.7; 9.9, 13; 11.1, 2; 13.7

3. o uso da frase "ninguém passará por ela, nem se voltará" que é único para Zacarias – 7.14; 9.8

4. o uso repetido de "diz o SENHOR" – usado 16 vezes,

5. a forma Qal de "habitar" – 2.8; 7.7; 12.6; 14.10.

 (Estas foram tiradas de Introduction to the Old Testament [Introdução ao Antigo Testamento] de R. K. Harrison, p. 954). Para mais discussão da unidade do livro (cf. Introduction to the Old Testament [Introdução ao Antigo Testamento] de E. J. Young, p. 280).

D. O fato que Zacarias é constituído de uma seção histórica e futura não deveria ser surpreendente. Nós vimos este padrão antes:

1. Isaías 1-39 e 40-66

2. Ezequiel 1-29 e 30-48

3. Daniel 1-6 e 7-12

E. Uma nova Old Testament Introduction [Introdução do Antigo Testamento] de Andrew Hill e John Walton, na p. 421, esboça ambas divisões por uma série de paralelismos quiásticos. Esta técnica literária consistente dá evidência futura de um autor.

V. DATA

A. Zacarias 1.1 afirma que o profeta começou seu ministério no 2º ano do 8º mês do reinado de Dario I (522-486 A.C.). A maioria dos estudiosos afirma que este é Dario I Hystaspes que assumiu o controle do reino da Pérsia depois que Cambises II (530-522), filho de Ciro II, morreu em 522 A.C. Dario foi um general do Exército persa.

B. Isto tornaria a data 519 ou 520 A.C. (2 meses depois de Ageu). Ele pregou aproximadamente dois anos (cf. 1.1,7; 7.1).

VI. VERDADES PRINCIPAIS

A. O propósito principal do livro é o encorajamento dos judeus regressos para reconstruir o Templo. Este foi iniciado por Sesbazar, Esdras 1.8; 5.16, mas não tinha sido continuado sob Zorobabel. O Templo tinha sido negligenciando por vários anos. Ageu afirma que isto é por causa da apatia do povo enquanto Esdras implica que foram as manobras políticas das províncias arredores, especialmente Samaria.

B. Este livro é muito Messiânico. Muitas das profecias sobre a vida de Jesus vieram dos caps. 9-14

1. o rei é humilde e montado num filho de uma jumenta 9.9

2. vendido por trinta siclos de prata, o preço de um escravo e um campo de oleiro com lugar de sepultamento de Judas, 11.13

3. ênfase no descendente de Davi, 12.4-9

4. "olharão para mim, a quem traspassaram..." 12.10

C. O amor e reinado universal de Deus é visto em 2.11; 8.20-23; 14.9, 16. Mas nos capítulos 9-14 a rebelião universal de todos os povos é enfatizada, 12.3 e 14.2 (Salmo 2).