TÓPICO ESPECIAL: A ERA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

A igreja, seguindo Paulo, tem focado em Gênesis 3 como a fonte do pecado/mal humano. Isto se devolveu na ênfase Agostiniana/Calvinista sobre a total depravação (i.e., incapacidade humana para responder a Deus sozinho). Isso se tornou um dos cinco pilares do Calvinismo e um princípio básico do Cristianismo.

No entanto, os rabinos nunca focaram em Gênesis 3 como a fonte do mal (alguns focaram em Gênesis 6), mas na responsabilidade individual baseada no conhecimento e compromisso. Eles punham dois desígnios (yetzers), um bom e um mau. O exemplo clássico seria o ditado, "em cada coração humano estão dois cachorros, um mal e um bom. O que é alimentado mais se torna o maior". Portanto, os seres humanos são somente responsáveis depois de um período de maturidade e conhecimento/compromisso pactual (i.e., Bar Mitzvah para meninos na idade de 13 e Bat Mitzvah para meninas na idade de 12). Outros exemplos bíblicos dessa perspectiva teológica são Jonas 4.11 e Isaías 7.15, 16.

Para colocar isto em termos contrastantes:

1. Paulo/Agostinho/Calvino focaram na soberania de Deus e na incapacidade humana.

2. Rabinos/Jesus/Paulo focaram responsabilidade pactual.

Não é um ou/ou, mas um tanto/como! Tenha cuidado como sistemas teológicos! Perceba que a verdade bíblica é apresentada em pares cheios de tensão. Os crentes devem viver vidas piedosas dentro da tensão, não desejar respostas rápidas, fáceis ou jogar o jogo da culpa! Embora a Bíblia não aborde especificamente a questão da idade da responsabilidade, há dois textos que fazem alusão sobre isso:

1. Deut. 1.39

2. Isa. 7.16

Julgamento está relacionado ao conhecimento. É preciso ter um conhecimento da desobediência antes que se possa rebelar. Aqueles que, por causa da

1. idade

2. ambiente

3. incapacidade

não sabem sobre a vontade e os caminhos de Deus, não vai certamente ser responsabilizado por violar ou rejeitar o que eles não sabiam.

Eu cheguei a um ponto em minha caminhada com Deus que eu confio em Sua misericórdia, graça e compaixão em áreas como esta, onde não há nenhuma revelação específica.

Veja o Tópico Especial: Pacto.