TÓPICO ESPECIAL: ELEIÇÃO

Eleição é uma doutrina maravilhosa. Contudo, não é um chamado ao favoritismo, mas um chamado para ser um canal, uma ferramenta ou um meio para redenção de outros! No Antigo Testamento este termo era usado primordialmente para serviço. No Novo Testamento é usado primordialmente para salvação, que resulta em serviço. A Bíblia nunca reconcilia a aparente contradição entre a soberania de Deus e o livre arbítrio da humanidade, mas afirma ambas! Um bom exemplo da tensão bíblica seria Romanos 9 sobre a escolha soberana de Deus e Romanos 10 sobre a necessária resposta da humanidade (cf. 10.11, 13).

A chave para esta tensão teológica pode ser encontrada em Ef 1.4. Jesus é o homem eleito de Deus e todos são potencialmente eleitos nele (Karl Barth). Jesus é o "sim” de Deus à necessidade da humanidade caída (Karl Barth). Efésios 1.4 também ajuda a esclarecer que a meta da predestinação não é o céu, mas a santidade (semelhança a Cristo). Somos freqüentemente atraídos para os benefícios do evangelho e ignoramos as responsabilidades! O chamado de Deus (eleição) é para o tempo assim como para a eternidade!

As doutrinas vêem em relação a outras verdades, não como únicas, verdades não relacionadas. Uma boa analogia seria uma constelação versus uma única estrela. Deus apresenta a verdade nos gêneros orientais, não ocidentais. Não devemos remover a tensão causada pelos pares dialéticos (paradoxais) de verdades doutrinárias (Deus como transcendente versus Deus como imanente. Ex.: Segurança vs. perseverança; Jesus como igual com o Pai vs. Jesus como subserviente ao Pai; liberdade Cristã vs. responsabilidade cristã a um parceiro pactual, etc.).

O conceito teológico de "aliança” une a soberania de Deus (que sempre toma a iniciativa e estabelece a pauta) com uma resposta de fé arrependida inicial e contínua obrigatória da humanidade. Tenha cuidado com texto-prova de um lado do paradoxo e menosprezo do outro! Tenha cuidado com afirmar somente sua doutrina ou sistema de teologia favorito!

Veja estes Tópicos Especiais

1. Tópico Especial: Eleição/Predestinação e a necessidade de Um Equilíbrio Teológico

2. Tópico Especial: Predestinação (Calvinismo) vs. Livre arbítrio Humano (Arminianismo)

3. Tópico Especial: Aliança

4. Tópico Especial: Literatura Oriental (paradoxos bíblicos)